Plano
de Aula
1-
Dados
de Identificação:
Nome: Karina; Letícia; Vanessa O
Instituição: Universidade Estadual de
Ponta Grossa
Faixa etária: 7 anos
Turma: 2º
ano
Turno:
Matutino
2-
Tema
- Alfabetização digital;
- A mídia presente no processo de letramento e
desenvolvimento cognitivo;
3-
Objetivos
gerais
-
Compreender a importância da tecnologia no ambiente educacional;
- Identificar
os fatores que contribuem para o aprendizado significativo por meio de recursos
áudio- visuais;
- Despertar o interesse sobre o novo recurso
que está inserido na escola, qualificando assim, a concepção à cerca das
vantagens que o mesmo traz para o processo de ensino- aprendizagem;
3.1- Objetivos específicos
- Realizar atividades que possam ser
usufruídas pelos educandos, e que eles possam manter o verdadeiro contato com o
recurso digital;
- Estimular a leitura, o raciocínio e a
criatividade, por meio de jogos digitais em salas específicas para o mesmo.
4-
Desenvolvimento
da aula
4.1-
Mobilização: Com a ajuda de uma história voltada a vários
níveis de alfabetização, contaremos uma história que retrata a vida de uma “
Tartaruga turbinada”, o qual permite que a criança leia e interaja com a história,
mesmo não sendo totalmente alfabetizada, passando o dedo ou até mesmo o mouse
sobre as palavras, sendo possível ouvir o que se diz em cada página.
5-
Encaminhamentos
metodológicos
Depois de dada à mobilização, faremos a
discussão coletivamente sobre os conteúdos da história e em seguida partiremos
para as atividades de fixação.
6-
Atividades
6.1 Confecção da tartaruga: Cada aluno
irá confeccionar a sua tartaruga utilizando de diversos materiais recicláveis,
com base nas imagens já obtidas pelo livro digital. Logo em seguida, eles irão
fotografar suas próprias produções, utilizando de recursos digitais, para que
posteriormente seja montado com a turma, um mural expondo suas produções.
6.2- Momento fama: As crianças
reproduzirão a história da tartaruga tendo como base as suas interpretações.
Essa reprodução será por meio de gravações por meio da web can., utilizando a
sala de recursos como apoio dessa dinâmica. Essas gravações, serão colocadas em
um cd, que será disponibilizado aos alunos ao término do projeto.
6.3- Para estimular a leitura e a
escrita, será feito com os alunos o jogo Forma Palavras, que simula o cenário
de uma floresta e pede para que os jogadores organizem letras, até formarem a palavra indicada pela imagem.
Conforme o aluno acerta, ele acumula pontos e muda de fase.
7-
Recursos
Computadores, Web can, câmera
fotográfica, litros e matérias descartáveis, livro digital, quadro de giz, cd;
8-
Anexos
Fonte das imagens: http://reginapironatto.blogspot.com.br/2008_01_01_archive.html
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