segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Plano de aula envolvendo a Alfabetização Digital

Plano de Aula
1-    Dados de Identificação:
Nome:  Karina; Letícia; Vanessa O
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Faixa etária: 7 anos
Turma: 2º ano
Turno: Matutino

2-    Tema
- Alfabetização digital;
- A mídia presente no processo de letramento e desenvolvimento cognitivo;

3-    Objetivos gerais
     - Compreender a importância da tecnologia no ambiente educacional;
     - Identificar os fatores que contribuem para o aprendizado significativo por meio de recursos áudio- visuais;
- Despertar o interesse sobre o novo recurso que está inserido na escola, qualificando assim, a concepção à cerca das vantagens que o mesmo traz para o processo de ensino- aprendizagem;

 3.1- Objetivos específicos
       - Realizar atividades que possam ser usufruídas pelos educandos, e que eles possam manter o verdadeiro contato com o recurso digital;
       - Estimular a leitura, o raciocínio e a criatividade, por meio de jogos digitais em salas específicas para o mesmo.
       
4-    Desenvolvimento da aula
4.1- Mobilização: Com a ajuda de uma história voltada a vários níveis de alfabetização, contaremos uma história que retrata a vida de uma “ Tartaruga turbinada”, o qual permite que a criança leia e interaja com a história, mesmo não sendo totalmente alfabetizada, passando o dedo ou até mesmo o mouse sobre as palavras, sendo possível ouvir o que se diz em cada página.

5-    Encaminhamentos metodológicos
Depois de dada à mobilização, faremos a discussão coletivamente sobre os conteúdos da história e em seguida partiremos para as atividades de fixação.

6-    Atividades
6.1 Confecção da tartaruga: Cada aluno irá confeccionar a sua tartaruga utilizando de diversos materiais recicláveis, com base nas imagens já obtidas pelo livro digital. Logo em seguida, eles irão fotografar suas próprias produções, utilizando de recursos digitais, para que posteriormente seja montado com a turma, um mural expondo suas produções.

6.2- Momento fama: As crianças reproduzirão a história da tartaruga tendo como base as suas interpretações. Essa reprodução será por meio de gravações por meio da web can., utilizando a sala de recursos como apoio dessa dinâmica. Essas gravações, serão colocadas em um cd, que será disponibilizado aos alunos ao término do projeto.

6.3- Para estimular a leitura e a escrita, será feito com os alunos o jogo Forma Palavras, que simula o cenário de uma floresta e pede para que os jogadores organizem letras,  até formarem a palavra indicada pela imagem. Conforme o aluno acerta, ele acumula pontos e muda de fase.

7-    Recursos
Computadores, Web can, câmera fotográfica, litros e matérias descartáveis, livro digital, quadro de giz, cd;

8-    Anexos





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